terça-feira, 16 de agosto de 2011

Para Ler Jung


Eu sou do tipo de pessoa que gosta muito de ler primeiro o próprio autor antes de ler alguém falando a respeito do autor, e com Jung não poderia ser diferente. Portanto, quando alguém em pede uma dica a respeito do que ler a respeito de Jung costumo indicar o próprio. Não raro escuto em seguida "Mas é muito difícil..."
Pois é, sei disso e entendo o comentário. (ainda mais levando em conta as traduções). Portanto indico que o primeiro livro seja o ultimo "Memórias sonhos e reflexões" Porque ali além da vida, está a gênese de grande parte da compreensão daquele pensador a respeito do ser humano, sem uma constante em seus trabalhos anteriores, que é a tentativa quase exaustiva de fazer entender e comprovar a validade de sua compreensão.
Grande parte da dificuldade reside nas referencias e voltas que Jung dá como meio de afirmar o que diz. e muitas destas referencias são estranhas ao público. Quando se chega ao fim da frase fica até difícil saber por onde começou... Por isso muita gente larga e diz: "é muito difícil". Realmente havia a necessidade de que fosse assim. Hoje o próprio Jung é referencia confortável para muitos que querem exercer uma psicologia além do racional e material, mas ele lutou muito para nos dar isso de presente, pois ele mesmo se recriou em meio a psicologia materialista newtoniana-cartesiana reinante na época.
E depois do "Livro Vermelho" do autor, compreendemos ainda mais o esforço hercúleo de transmitir em linguagem científica o que foi gestado no reino do inconsciente e nasceu na forma de intuição e símbolo, trazendo em si a marca daquilo que foi bem defino por Willian James como inefável: a experiência transcendente que não pode ser esgotada com palavras...
Portanto depois de "Memórias" leiam "O homem e seus símbolos", e depois disso se esforcem um pouco por favor e mergulhem nas obras completas, Jung merece, pois certamente difícil mesmo foi escrevê-las.

4 comentários:

  1. Olá, eu li, para minha monografia de conclusão da graduação o livro Psicologia e Religião e de fato foi uma leitura penosa, ainda mais pelo fato de eu não estar habituado à sua forma de escrever. Ainda, na graduação o conteúdo sobre Jung é muito restrito...o segundo foi justamento o Memórias, um dos melhores livros que li na vida...agora estou no Resposta a Jó...

    ResponderExcluir
  2. Que achado esse post, rs. Procurei tanto na internet um livro para quem quer começar a ler Jung. Estou lendo um de um autor que fala sobre ele e as suas teorias, comprei por acaso, achando que o livro fosse sobre outro assunto. Me apaixonei! Por isso estava na dúvida de qual começar a ler. Obrigada! :)

    ResponderExcluir