O valor da gota d'água é 20 centavos. Mesmo sabendo que para quem não dispõe de muito dinheiro 20 centavos podem sim fazer a diferença no orçamento mensal, desde o início a manifestação não foi gerada por 20 centavos. Se assim fosse, já deveria ter parado pois ou aumentos foram retirados.
O que aconteceu foi a gota d'água, o estopim para o descontentamento de um povo acostumado a ser visto como alienado e anestesiado no que diz respeito a fazer valer os seus direitos. O ato de manifestar é um direito que deve ser exercido, todo movimento que promova a conscientização de deveres e direitos é positiva.
O que me preocupa é o surgimento de movimentos irracionais e sem direcionamento. Uma massa que muitas vezes vai por ir, porque os amigos vão, e não tem verdadeira consciência do que querem, somente querem reclamar... Muitos vão apenas para dar vazão ao ódio e a revolta, ao sentimento de opressão psicológica e emocional intensa, e isso é um combustível inflamável que uma vez em contato com uma fagulha de agressividade e medo pode gerar explosões irracionais de destruição. Que ninguém duvide do poder contagiante do Arquétipo da Sombra coletiva sobre os egos mais frágeis, que podem ser facilmente levados a fazer coisas que não fariam sozinhos em situações cotidianas. E quanto maior o sentimento de opressão, exclusão e insatisfação maior será a reação, pois como diz Jung, tudo que está aparente possui o seu oposto na sombra. O que está quieto não necessariamente está em paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário