sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Criança também é gente.

Quando ouvimos a frase acima logo nos vem a mente a necessidade de considerarmos mais os direitos e as vozes das crianças como pessoas que embora ainda muito jovens, também merecem ser tratadas como gente na plena acepção do termo. Ok, concordo com tudo isso em gênero número e grau. Mas hoje quero analisar esta frase sob outro ponto de vista.
Criança também é gente em todos os pontos de vista, inclusive aqueles que não são positivos. Esta semana chegaram a mim vários casos envolvendo crianças e suas relações com pais, familiares e colegas.
Crianças, guardadas as devidas proporções, estão sujeitas a toda a gama de sentimentos que acometem os adultos. Crianças também são capazes de manipular pais separados, segregar colegas (Bulling) , roubar, fofocar, difamar, manifestar libido deturpada e etc.
Credo!!! Podem pensar alguns que preservam uma imagem excessivamente cândida dos pimpolhos.
É claro que muitas manifestações negativas por parte das crianças vem acompanhada de uma grande dose de ingenuidade, mas ser ingênuo e inocente não deve ser confundido com ser puro e angelical. A imagem exacerbada das crianças como anjos caídos do céu pode prejudicar e muito o relacionamento e a educação, pois os adultos se sentem traídos e decepcionados, não enxergando os fatos com mais imparcialidade e agindo com temperança para corrigir as crianças.
Pais são pais não apenas para prover o sustento, mas principalmente para orientar e reorientar o que as crianças já trazem dentro de si e o que por ventura (ou desventura) é absorvido por ai. E não se assustem com o fato de estar afirmando que as crianças já trazem uma história. A noção de que uma criança apenas vai apresentar aspectos herdados dos pais, seja por convívio ou por genética, é uma sombra do materialismo que negando a vida espiritual teve que afirmar o fato de que todo ser humano nasce como uma folha em branco que será simplesmente moldada pelo meio.
Quando se tem uma visão espiritualista da vida fica fácil compreender que cada pessoa já nasce com uma história, por isso são diferentes. O que a pessoa já traz é unido ao que ela aprende com o meio e isso é o que forma a personalidade. É fácil constatar o quanto até mesmo irmãos gêmeos podem ser diferentes um do outro desde os primeiros dias de vida. Por isso encontramos histórias de pessoas que mesmo crescendo em meio a perversidade conseguem manter a íntegridade. Infelizmente o inverso também é verdadeiro...
Devemos olhar nossos filhos como gente, sem medo, sem sustos, para podermos ajudá-los a se tornarem pessoas melhores. Por isso temos pais, e por isso somos pais.

2 comentários:

  1. Só pra quem acredita...
    "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
    Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles."

    ResponderExcluir