quinta-feira, 31 de março de 2011

"Até que a morte os separe"

Esta frase sempre me pareceu enigmática. Desde criança, sempre que eu ia em um casamento estranhava a necessidade de fazer aqueles juramentos. Segundo a minha lógica infantil, se as pessoas já estavam ali mesmo, chamando tanta gente para comemorar uma união, já não estava bem claro tudo aquilo?
O tempo passou e obviamente posso enxergar a necessidade ritualística daquele momento. Mas com os anos também me veio novamente a estranheza do mesmo juramento, só que de outro ponto de vista, o de que se hoje em dia as pessoas descasam tão depressa, para que prometer algo que não sabe se vai aguentar cumprir?
Com o exercício da clínica psicológica e a visão espiritual, vejo que o risco da separação não está na morte, está na vida. Está nas contas para pagar, nas divergências de educação, TPMs não compreendidas, aniversários esquecidos, maridos negligenciados por causa dos filhos, excesso de atenção na carreira, cabelos brancos, barrigas infladas, estrias, falta de carinho, a vizinha gostosona e principalmente: modos diferentes de conceber o mundo, o amor e a vida.
É uma ilusão acreditar que o casamento irá nos fazer feliz, nós é que temos o poder de fazer o casamento ser feliz.
Pensando nisso poderíamos prometer: Que a vida nos una além da morte.
Acredito que se dois espíritos realizam o grande feito de ter uma vida saudável e bastante feliz juntos, a morte apenas irá perpetuar aquela ligação, consolidando a afinidade que certamente os unirá em outro momento. Sim, eu sou reencarnacionista mesmo, mas isso quase todos vocês já sabem...




3 comentários:

  1. Oi professora, aqui é juliana jara sua aluna se psicologia e percepcao de design.
    Adorei esse post ri muito e concordo muito com o que voce disse no final sobre prometer e nao saber cumprir. Nao sou casada nem nada assim haha mas hoje em dia o que mais se ve eh casamento terminado, gente separada, as pessoas casam sem ter certeza, e nao se comprometem, nao tem carinho pelo proximo. acho muito legal achar aqueles casais com 30 anos de casado, eh dificil :)

    ResponderExcluir
  2. Juliana continue pensando assim, pois acredito que as suas probabilidades de ter um relacionamento duradouro já serão maiores que as de muita gente.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tatiana.

    Esta frase foi marcante:

    " É uma ilusão acreditar que o casamento irá nos fazer feliz, nós é que temos o poder de fazer o casamento ser feliz. "

    Estou escrevendo um texto sobre casamento e talvez use esta citação sua.

    Te convido a visitar meu blog:

    http://ericksonantunes.blogspot.com/

    Abs,

    Erickson Antunes

    ResponderExcluir