terça-feira, 5 de maio de 2009

Doença Mental não é Doença Cerebral
Vejo revistas, jornais proliferarem a confusão na determinação do que diz respeito às doenças mentais propriamente ditas e àquilo a que se refere ao domínio das doenças orgânicas. Então, grosso modo, podemos resumir essa questão ao seguinte postulado: doença mental não é doença cerebral.
No campo da doença mental estão as neuroses, as psicoses e as perversões. Dentro desse reino é que encontramos a histeria, a neurose obssessiva, a fobia, a esquizofrenia, a paranóia, a síndrome do pânico, a fadiga crônica e todas essas patologias do contemporâneo.
Já no campo da doença cerebral vamos encontrar a demência senil, a epilepsia, a hidrocefalia e todas as manifestações que apresentam alterações cerebrais visíveis através de exames médicos específicos que as comprovem.
As neuroses e psicoses, no entanto, não possuem nenhuma correlação orgânica primária, isto é, não há alteração cerebral como causa primeira na esquizofrenia, muito menos na histeria e assim sucessivamente. Aliás, é daí que nasce a Psicanálise, da busca pelo estudo dos pacientes histéricos que, sem nenhuma evidência passível de apreensão por exames físicos, mantinham-se privados de uma vida sadia por contrações e paralisias orgânicas, sem quaisquer alterações materiais que as legitimassem cientificamente.
Muito tempo se passou desde o início dos estudos de Freud, mas a Medicina busca, até hoje, circunscrever esse "transbordamento", representado pela psicopatologia, com as novas tecnologias do científico. É assim que vimos o desabrochar das neurociências, cujo objetivo não é mais o de mostrar anatomicamente os distúrbios mentais, mas atomicamente ou quimicamente, como a indústria farmacêutica pode fartamente nos atestar. O capitalismo-científico vende a ilusão da melhora por um toque de caixa.
Assim, é muito importante pensarmos as questões mentais como problemáticas filosófico-existencias para além de tecnicismos reducionistas que nos levam a crer que somos aglomerados metabólicos, vendendo supostas respostas ao preço do tamponamento de nossas perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário