quinta-feira, 30 de abril de 2009

Despertar.

O que é despertar? Abrir os olhos de manhã? Sim, mas talvez não. Nada nos garante que a vida é um sonho e que a realidade e aquele lugar para onde vamos quando dormimos ou quando esta vida acaba. Este tema não e novo, e é encontrado no conceito de “maia” do hinduísmo, na psicologia ocidental dentro do pensamento de Willian James e de Carl Gustav Jung, e Tb em filmes como Matrix e Waking Life, (que um a aluna me recomendou e um paciente me emprestou, Grata aos 2). E claro o filme que faço meus alunos verem: “Quem Somos Nos”.
Mas o despertar pode ser algo mais simples que questões filosóficas profundas e por vezes perturbadoras que nem todos estão prontos para enfrentar. O despertar pode simplesmente estar contido na pergunta que se faz a si mesmo: “O que é que eu estou fazendo aqui?”. A meu ver esta pergunta é o equivalente a abrir os olhos para a vida. Quem não teve ainda a capacidade de se perguntar por que afinal de contas está vivo, (sem se contentar com a resposta de ser fruto do mero acaso biológico
) ainda esta em sono profundo. Espero poder desejar a todos “BOM DIA!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário