quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Consumismo infantil e individuação

Recebi hoje um e-mail falando a respeito de um manifesto contra a publicidade abusiva feita para as crianças. Normalmente eu não costumo ser contra a publicidade. Mas eu disse normalmente... Pois faz tempo que a publicidade deixou de ser normal. As crianças são realmente bombardeadas com necessidades falsas e promessas de felicidade obtida por meio da aquisição de bens materiais. Para um ser em formação, isso tem danos catastróficos que são facilmente observados nos adultos que acabam indo se sentar no consultório. Quando esta publicidade massacrante não pode ser neutralizada por um lar relativamente equilibrado, com pais atentos que tem condição de ensinam valores reais (o que hoje em dia é muito raro) a propaganda acaba moldando o futuro adulto em valores completamente falsos, que o colocam no caminho oposto a plenitude. Isto se torna um grande entrave ao processo de individuação, pois na maior parte das vezes as pessoas são tão bombardeadas por valores tão fúteis do que é ser um ser humano de valor, que não conseguem nem enxergar a entrada que existe para dentro de si mesmo, para a descoberta dos próprios valores, do que é realmente ser humano, da própria beleza, do próprio talento. É a sombra da humanidade  se esgueirando com muita sutileza para envenenar o que há de mais precioso, a mente e os corações dos futuros adultos que ditarão os rumos do mundo. 
E tudo isso bem debaixo dos nossos narizes. Por isso devemos estar cada vez mais alertas, pois não há como afastar totalmente as crianças dos meios de comunicação como a tv e o computador. Devemos ser pais e educadores cada vez mais cautelosos e atenciosos, pois todo cuidado é pouco.

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