domingo, 28 de julho de 2013

Teste breve de Baixa auto-estima

Nos dias de hoje, se me perguntassem quais são os principais fatores que causam os desacertos psicológicos e emocionais dos quais tantos pacientes se queixam  "baixa auto-estima" estaria dentre os 5 primeiros.
Vamos fazer um pequeno teste. Responda a estas perguntas:

A- Se existem em 20 casamentos 15 infelizes e 5 felizes, você obviamente pensa que o seu será um dos infelizes, e se prepara para tal, se casando já preparado para a possibilidade de uma separação?
B- Se em 100 profissionais 10 têm êxito na carreira, antes mesmo de batalhar você já se prepara para a dura realidade de pertencer aos 90?
C- Quando olha no Facebook, tem certeza absoluta que a vida de todo mundo é muito boa, menos a sua?
D- Se uma pessoa muito interessante te olha você acha que é algum engano?
E- Aceita ficar com pessoas que não lhe interessam muito (não falo só de beleza física...) porque é o melhor que pode conseguir?

Se demorou pensando ou respondeu sim para a maioria, você pode estar sendo o seu maior obstáculo, pois com medo de se decepcionar, já se coloca por baixo. Sim, porque a baixa auto-estima anda de mãos dadas com a pouca capacidade de enfrentar frustrações.


 É impressionante como as próprias pessoas sem motivo real se colocam na posição de seres limitados e sem escolha, mesmo que eu os veja como portadores de todas as escolhas possíveis. Sim, porque se alguém possui saúde mental, física e as necessidades básicas como alimentação moradia e estudo asseguradas, pode sim se considerar como uma pessoa com direito a fazer escolhas, de desejar o melhor para si mesmo e correr em busca do que quer. E grande parte dos que me procuram tem muito mais do que isso, somam à lista básica: boa aparência, boas famílias (eu disse boas e não perfeitas!) e recursos financeiros mais elevados que grande parte da população do nosso país. E ainda assim, vêem a si mesmo como seres amarrados e incapacitados, fadados a cumprir o destino que lhes foi imposto de fora, ou pela família ou pela sociedade, e destinados ao infortúnio, pois jamais serão os bem sucedidos. O eu verdadeiro, aquele que veio ao mundo para realizar algo de importante e valioso está tão soterrado em escombros fantasmas criados por medo e insegurança que quase não podemos ver a sua luz, chegando a acreditar que ela não existe.

De fato tudo nasce na nossa mente, ela é o terreno fértil onde as sementes do nosso vir a ser podem ser regadas para brotar, crescer e florescer.A baixa auto-estima e o desejo de agradar a terceiros empobrece o terreno das suas mentes, negando nutrientes a suas sementes.
Pense bem se as suas limitações são reais ou criadas por você mesmo. Muitas vezes elas existem apenas porque está olhando para o caminho errado. Olhe para dentro de você, procure se conhecer, defeitos a serem melhorados mas também qualidades únicas. E se lendo isso você pensou que não possui qualidade nenhuma, realmente precisa de ajuda!
Procure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário