sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A PORTA E O CROCODILO - A solução pode estar onde você menos imagina, calma.

Vou partilhar com vocês uma história que as pessoas costumam gostar muito quando a conto. É o Seguinte:
Existe um documentário chamado "O Olho de Hórus" a respeito da sabedoria hermética do antigo Egito. Está entre os meus favoritos, e em um dos capítulos há uma descrição de uma iniciação (das muitas que existiram durante os séculos) pela qual passavam os discípulos de um templo de uma escola  de mistérios, para chegar ao grau de sacerdotes. O treinamento no templo consistia principalmente em ter o controle sobre as próprias emoções, não se deixar dominar por elas. Principalmente pelo medo, e o maior dos medos: o da morte. Deveriam ter a consciência de que esta vida é apenas uma de muitas que se destinam a fazer o ser humano passar por lições de evolução, e que a morte era parte do ciclo da vida e do renascimento.
O aspirante deveria entrar em uma abertura estreita - da qual não fazia ideia da existência - que dava em um poço com água pouco iluminado e sua missão era encontrar uma saída, mas se voltasse por onde tinha entrado teria fracassado. Uma vez lá dentro, era avistada uma luz, para onde obviamente as pessoas se dirigiam. Mas quando chegavam lá, se deparavam com um enorme crocodilo bloqueando a passagem, era impossível seguir em frente. Muitos eram dominados pelo pânico e voltavam imediatamente por onde haviam entrado. E ninguém poderia recriminá-los por isso. Pense bem, você faria diferente? 
Bem, se fizesse mesmo, talvez fosse um dos poucos que dominando o medo, olhavam para os lados e percebiam uma porta discreta, mas de bom tamanho, que com uma leve pressão se abria facilmente revelando a verdadeira saída.
Bem hoje em dia já não existem estas provas, pelo menos não com crocodilo e tudo. Mas pense bem se na sua vida você já passou, ou está passando, por situações tão difíceis que se assemelham muito ao dito crocodilo. Que despertam pânico ao ponto de fazê-lo tomar atitudes precipitadas e equivocadas, ou fazem com que desista de seguir em frente por medo?
Um sábio amigo uma vez me disse "Os piores momentos são aqueles exigem mais calma e tranquilidade". Desta forma provações podem se converter em oportunidades de crescimento, e talvez sempre o tenham sido, mas ainda não tínhamos tido cama o suficiente para perceber.que é um teste para nos tornarmos cada vez mais mestres de nós mesmos.

PS: O crocodilo era criado desde filhotinho pelos sacerdotes, e era muito bem alimentado além de ser induzido ao sono na hora das provas, logo, o perigo real era bem menor. A solução pode estar onde você menos imagina, na calma.

3 comentários:

  1. Exatamente oq eu precisava ler hoje. Destino talvez, rs. Professora sinto falta de suas aulas que me ensinavam tanto sobre mim mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, não sei quem está falando, mas se foi meu aluno pode voltar a falar comigo quando quiser. Bjs

    ResponderExcluir
  3. https://youtu.be/sLnRMlkmoMI eu vou colocar o link aqui e no email ok?

    ResponderExcluir