segunda-feira, 22 de junho de 2009

O ciúme só é tempero para quem gosta de vinagre.

Muitas vezes ouso pessoas sentarem extremamente ansiosas no sofá do meu consultório preocupadas com o fato do par não demonstrar sentir ciúmes. Incrédulos eles me ouvem dizer: Que bom isso significa que ele (ela) confia em você!
Aos meus ouvidos, falando além da interpretação clinica, parece um grande paradoxo alguém querer despertar ciúmes em um relacionamento para se sentir mais seguro, já que as bases do ciúme estão calcadas na insegurança... Que tipo de relacionamento algumas pessoas estão cultivando se estão procurando despertar sentimentos torpes naqueles que amam? Que tamanha insegurança se esconde atrás de um desejo como este? E que desejo se esconde atrás de uma insegurança como esta? O ciúme traz sofrimento, porque desejar sofrimento do outro como prova de amor?
As pessoas andam tão carentes de legítima atenção e dedicação, de legítimo amor, que por desconhecimento do que venha a ser uma relação satisfatória, pensam ser esta a única maneira de merecer receber atenção do seu par, como se a sua cotação estivesse sempre ao sabor do mercado, do quanto pode atrair de olhares e assim adquirir valor de posse, sim, porque ciúme não é sinônimo de amor, mas de possessividade.
Ciúme não e como um veneno que usado em poucas doses cura, é mais semelhante a uma semente de erva daninha que cresce e mata a planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário