quinta-feira, 9 de junho de 2011

A sombra e o dominó


Estava pensando no efeito dominó que pode ser desencadeado quando esbarramos na sombra de alguém. Quando nos encontramos com a sombra do próximo (no sentido junguiano, aquele lado negro que todo mundo tem e não quer ver que tem...), isso faz com que um mecanismo de reação quase automático seja ativado, fazendo com que a nossa própria sombra se projeto sobre o outro. E não pára por aí, pois provavelmente perdemos a paciência com pessoas que não têm nada com a história, que por sua vez ao se sentirem magoadas podem deixar que a sua sobra também surja e se precipite sobre um terceiro e assim por diante. 
Quero dizer que uma palavra negativa, uma reprovação, um olhar invejoso e etc. podem ter efeitos devastadores no universo. Palavras e atos provenientes da sombra são a noite que se espalha da caixa de Pandora. E vale lembrar que quanto mais negada for, mais violenta é a sombra.
E o autoconhecimento é o melhor caminho para aprender a amar, pois podemos reconhecer que a sombra do outro pode ser uma projeção de nosso próprio lado escuro.
Mas no ser humano também tem luz...  Palavras de amor e compreensão podem trazer claridade para as nossas vidas e irradiar paz para o universo. 
Faça uma experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário