sábado, 18 de junho de 2011

Sem aviso. (Mesmo?)

Escutem esta história:
"Para quem via de fora parecia que tudo havia acontecido do nada, sem aviso. Quem olhava acreditava-se tratar-se de uma estrutura firme... Mas na verdade eu sabia que não havia sido do nada. Foi descuido mesmo. Eu não dei importância aos sinais visíveis de desgaste na base, que o peso estava sendo grande demais. Fiz pouco caso, achei que dava para ir levando, um remendinho aqui, outro ali... Até que um dia tudo se partiu e os cacos se espatifaram pelo chão. Não tinha mais jeito..."
Bom, foi essa a história que os meus pacientes ouviram quando perguntaram pela mesinha do meu consultório. É isso mesmo, uma mesinha redonda de pés aranha e tampo de vidro uma graça! Na segunda feira quando a secretária abriu a porta do consultório ficou pasma ao ver os cacos de vidro estilhaçado pelo chão e pensou "Como isso foi acontecer assim do nada!". A mim só coube respirar fundo e dizer para recolher os estragos. Eu sabia que não tinha sido do nada. Há algum tempo ela abriu uma pequena junta que empurramos  para o lugar. Depois abriu de novo e colocamos um barbante, abriu outra e encostamos na parede. Até que um dia caiu o tampo , reencaixamos e tudo pareceu bem... Até que no final de semana ruiu "do nada".
Quando alguma coisa acontece, seja com a mesa ou com a vida, quase nunca é do nada. Muitas vezes as coisas são reflexos de negligência e pouco caso, principalmente no que diz respeito às relações humanas, que precisam de cuidado e atenção constantes.
Só sei que esta história rendeu muita terapia para alguns dos meus pacientes esta semana. Não por causa da mesinha em si é claro, mas porque o que aconteceu com ela os fez lembrar de algumas situações mais sérias que estavam sendo tratadas da mesma forma. Foi um caso de sincronicidade.
A lição também foi válida para mim. E pensando bem, até que a sala ficou um pouco mais espaçosa...

3 comentários:

  1. Oi Tatiana, adorei os eu blog...vou ver tudo com calma pois o tema psicologia é muito interessante. Gostei do texto...é bem verdadeiro. Eu fui lendo e me encontrando em vários momentos. Também faço muito isso..ver as coisas irem se desmoronando e continuar empurrando com a barriga, deixando sempre para mais tarde. É preciso mesmo se estar atento em todas as situações e refletir,porque você tem razão,muitas vezes fazemos isso com nossas vidas e com situações sérias.
    Se tiver tempo, venha conhecer o meu blog, será bem vinda.
    beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Grata Iara, é bom saber que outras pessoas podem refletir conosco. Estou indo vero seu blog. Beijos.

    ResponderExcluir